ALAVANCAS DE FREIO:
Realize sempre manutenções preventivas em sua alavanca de freio, verificando: CABOS / REGULAGEM / APERTO / DESGASTE DOS DENTES a cada no máximo 10.000 KM ou 1 ANO.
Sempre que estacionar o veículo, se o veículo for :Manual:
Após acionar a alavanca de freio, sempre engate a marcha e esterça a roda do veículo contra a guia mas sem prensar o pneu para não estragá-lo. Não esqueça na hora de ligar o carro, de pisar na embreagem para evitar acidentes.
Automático:
Após acionar a alavanca de freio, sempre posicione a marcha para a posição “ P ” (Parking) e esterça a roda do veículo contra a guia, mas sem prensar o pneu para não estragá-lo .
Estes cuidados devem ser tomados pois após rodar com o veículo, os tambores ou discos estarão aquecidos e quando houver resfriamento a tendência é "afrouxar" o freio de estacionamento, e também com o passar do tempo ocorrem desgaste das lonas,os cabos afrouxam, as engrenagens desgastam, por isso a importância de verificar e utilizar corretamente o freio de mão.
SEMPRE QUE ACIONAR A ALAVANCA DE FREIO E VERIFICAR QUE A MESMA JA NÃO SEGURA O VEÍCULO DIREITO, ESTÁ DURA, OU DANDO ESTALOS, PROCURE UMA OFICINA IMEDIATAMENTE.